quinta-feira, 15 de outubro de 2009

1 - Criação do Mundo

Esta lição foi ministrada em nossa 1ª Escola Bíblica de Férias. Espero em Deus que tenha sido a primeira de muitas que ainda faremos, pois foi muito prazeroso e fonte de grande aprendizado o trabalho que realizamos.
Trabalhar com esse tema foi muito bom, pois apesar de ser um tema bastante falado, muitos detalhes eram desconhecidos para as crianças e elas se mostraram bastante interessadas no decorrer do aprendizado.
Espero que o material postado seja útil às colegas que trabalham nesse lindo ministério.
Fiquem à vontade para utilizar as idéias e o material.

Estou postando juntamente com as histórias e as atividades o cronograma utilizado na EBF no dia dessa lição. Pode ser utilizado em qualquer encontro com duração de no mínimo duas horas.

Deus abençõe ! Fernanda.




PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS
De 28 a 31 de Julho de 2009.

Público Alvo: Crianças de 05 a 11 anos

28/07 (terça-feira) – A criação do mundo
Versículo do dia: Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Gênesis 1:31


1. Oração inicial


2. Explicação do tema – Como o mundo foi criado

3. DVD – Cantando a Bíblia (Da criação até Adão e Eva)


4. Cântico – Autor da criação (Crianças Diante do trono)

5. História ilustrada - A criação do mundo







Ficou bastante prático contar a história da criação com esses visuais.


6. Atividade relacionada – Livrinho de pétalas da criação





















O livrinho deve ser impresso, duas figuras por folha fica um bom tamanho. Depois as crianças irão pintá-lo e recortá-lo. A professora fura no local indicado com furador e depois monta com grampo colchete tipo bailarina. Fica uma graça esse livrinho.



7. Brincadeira – As coisas que Deus fez.

Nessa brincadeira as crianças devem se sentar em círculo. A professora começa dizendo a frase: Deus fez..... e cita algo que Deus tenha feito, então a próxima criança tem que dizer que Deus fez o que a professora já disse e acrescentar mais alguma coisa, a próxima tem que dizer que Deus fez essas duas coisas e mais alguma que ela acrescentar e assim por diante. Quem não conseguir repetir tudo, sai da brincadeira e assim sobrará apenas uma. O nível de dificuldade aumenta conforme acrescenta-se as coisas que Deus fez. É uma brincadeira fácil e bem divertida.



8. Encerramento: Retomada do conteúdo com as perguntas nas flores




Colocamos na parede, coisas que Deus fez, como essas imagens de pássaros, flores e bichos. Atrás de cada figura tinha um número ou uma charada, no caso da charada a criança deveria tirar outra figura. Para cada lição tínhamos uma lista de perguntas relacionadas. Então a criança tirava um número e a professora fazia a pergunta referente na lista. Para cada pergunta acertada a criança ganhava uma estrela em nossa tabela de campeões.


9. Louvor e oração de encerramento (agradecimento pelo dia, pelos novos amiguinhos e por tudo que aprendemos; pedido para o próximo encontro)

10. Lanche: cachorro-quente e suco de laranja.

Um comentário:

  1. FERNANDA ,BOA TARDE
    ME BASIEI NA SUA AULA E FOI UM SUCESSO ,CLARO COM A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO !
    UM GRANDE ABRAÇO
    ELAINE

    ResponderExcluir